Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Acontecimentos no ano de 1445

  • Maio,15-D.Pedro Condestável sai em auxilio do rei de Castela,

Na sequência dos acontecimento que ocorriam entra Castela e Navarra, a guerra intensa que envolvia esses reinos da Ibéria, tinha sofrido uma paragem devido à trégua de cinco meses, que D.João II de Castela solicitara, com início em Setembro de 1444 e que o rei de Navarra aceitara na esperança de vir poder vir a obter o auxilio de Afonso V de Aragão.

Ora também o rei castelhano procurava reorganizar-se financeira e militarmente, pelo que solicitara ao rei português ( na pessoa do regente D.Pedro) auxilio militar, já no terminus da referida trégua.

Pedido esse com o testemunho de D.Álvaro de Luna e as mais importantes personalidades do reino Castelhano.

Face a esse pedido o regente manda reunir o seu conselho, que reuniu em Tentúgal, no dia 25 de Abril de 1445, que aprovou o pedido castelhano de reforço militar, composto por mais de 2000 homens.

Atendendo à sua amizade com D.Álvaro de Luna e na impossibilidade do próprio regente chefiar essa missão militar, foi decidido que a chefia seria entregue o seu filho mais velho o Condestável D.Pedro, armado cavaleiro como consequência dessa nomeação, com apenas 15 anos.

O contigente militar terá partido a 15 de Maio de 1445 e porque a batalha de Olmedo entre os vizinhos beligerantes, se realizou 4 dias depois, há cronistas que assinalam ,que o condestável português terá chegado depois desse confronto.

Mais uma vez no que toca a auxílios ou não vamos ou chegamos depois, das duas uma ou os preparativos demoraram mais do que o previsto e a data da saída não foi a referida ou perderam-se pelo caminho.


  • Setembro,28-Contrato de casamento entre D.Fernando irmão do rei com sua prima direita D.Beatriz
D. Fernando, nasceu em Almeirim, a 17 de Novembro de 1433, foi 2 ° duque de Viseu e 1 ° duque de Beja, vindo a ser o herdeiro de seu tio, o infante D. Henrique, e 9 ° mestre da Ordem de Cristo

D. Beatriz que nasceu por volta de 1430 era filha do infante D. João e de D. Isabel, filha de D. Afonso, 8 ° conde de Barcelos, deste casamento viria a nascer, entre outros filhos D. Manuel que viria a herdar o trono de Portugal

Devido à idade do noivo o casamento só se viria realizar 2 anos depois

Sem comentários: