Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Acontecimentos no ano de 1449

  • D.Pedro filho do regente exila-se em Castela
D.Pedro o filho do infante D.Pedro, tinha sido nomeado por seu pai o então regente como Condestável de Portugal em 1443 e no ano seguinte Mestre de Aviz, tornando-se na pessoa mais importante do reino a seguir ao Rei.

Foi então, que na sequência da deterioração da relações entre o Rei D.Afonso e o seu tio e regente, que D.Pedro foi destituído dos seus cargos o que o levou a exilar-se para Castela.


  • Convento de Santa Clara em Amarante
Este convento que foi mandado construir por D.Mafalda, o 11º primeiro filho de D.Sancho I e de D.Dulce, nascida julga-se por volta de 1200. A fundação deste convento, terá acontecido depois do seu fugaz casamento em 1215 com Henrique I de Castela.

Mais tarde D.Mafalda, veio a tornar-se monja cisterciense. Foi beatificada em 1793 pelo papa Pio VI.

Neste ano de 1449, este convento passou a submeter-se à ordem de Santa Clara.

  • D.Jaime foge com seus irmãos para Flandres
Após a batalha de Alfarrobeira D.Jaime 4º filho do infante regente, foi aprisionado por D.Afonso V. Talvez porque tivesse apenas 14 anos, foi contudo "deixado fugir" com os seus irmãos D.João e D.Beatriz para Flandres sob proteção e apoio da tia Isabel de Portugal, Duquesa da Borgonha.

1 comentário:

VC disse...

boa noite. Sou de Ãlhos Vedros, onde existe na Igreja pAROQUIAL UM TUMULO COM ESTÁTUA JACENTE DE fERNÃO DO cASAL, FIDALGO DA cASA DE d. aFONSO v, QUE FALECEU NO NORTE DE áFRICA. tEM ALGUMA INFORMAÇÃO SOBRE O ASSUNTO?

oBRIGADO

ALHOSVEDROS-MEDIEVAL.BLOGSPOT.COM