Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Nascimento e infância

Nasceu no Paço de Sintra a 15 de Janeiro de 1432, filho de D.Duarte o Eloquente e de D. Leonor de Aragão da casa dos Transtâmaras na coroa da Catalunha e de Aragão, filha de Fernando I.

Foi o terceiro na ordem de nascimento dos seus 7 irmãos

Do rigor cultural de seu pai, podem recolher-se pormenores dos seus escritos em forma de diário de extremo rigor pelo que não é difícil saber o dia a hora exacta e o local do nascimento de cada um dos seus 8 filhos, provavelmente pelo facto de ter em grande linha de conta o conhecimento astrológico.

Há pouca informação sobre a infância de D.Afonso, rei de Portugal por morte de seu pai aos 6 anos e 7 meses, durante a regência de seu tio D.Pedro.

Foi jurado herdeiro do trono com 1 ano em 1433, após a morte do seu irmão primogénito que igualmente se chamava João, como seu avô.

Nesse mesmo ano em Novembro D.Duarte nomeia os seu irmãos D.Pedro e D.Henrique como curadores do herdeiro do trono.

As notícias do desastre de Tanger em 1438 no qual foi aprisionado o irmão de seu pai D.Fernando deixaram D.Duarte profundamente abatido.

Alguns dias antes da sua morte estando em viagem pelo Alentejo, acaba a família real por ir para Tomar, onde após 13 dias de febres, D.Duarte acaba por falecer na noite de 9 para 10 de Setembro de 1438.


Na altura as causa da morte de D.Duarte dividiram-se para uns o abatimento e a melancolia pelo desastre de Tanger, para outros de forma mais plausível, vitimado pela peste bubónica.

Foi a sepultar D.Duarte no Mosteiro da Batalha e no dia seguinte D.Afonso "foy alevantado por Rey em ydade de sex anos e meio"

1 comentário:

Anónimo disse...

está em baixo o endereço do meu site sobre os "paineis".
para quem tiver curiosidade e interesse.

clientes.netvisao.pt/sebastiao/