Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Acontecimentos no ano de 1466

  • Expedição às Canárias
Em 1466, saíram as caravelas, na expedição ás Canárias, sob o comando de Diogo da Silva. Depois de aportarem a Lançarote e Forte Ventura, carregaram sobre a Gran Canária, onde Herrera tinha mandado construir um extenso reduto guarnecido por forças castelhanas, que foram tomadas pelos portugueses como usurpadoras, e a breve trecho se renderam.

Com este ponto de apoio e novos reforços em gente e viveres da caravela de Pedro Feio, melhor se estabeleceu Diogo da Silva para impor-se aos naturais, mas estes recuavam para as montanhas escarpadas, cobertas de arvoredo, onde temerário seria persegui-los.

Os castelhanos entabularam negociações para o resgate do forte e a restituição se efectuou em bom acordo,ficando ajustado o casamento de Diogo da Silva com D. Maria Ayala, filha de Diogo Herrera que a dotou com um terço das rendas de Lançarote e Forte Ventura.

Fonte:Fasquias da Madeira
  • Morte de D.Pedro rei de Aragão
D. Pedro de Coimbra (também chamado D. Pedro de Portugal ou D. Pedro de Avis) era filho de D. Pedro, Infante de Portugal e Duque de Coimbra, foi 5º Condestável de Portugal e 3º Administrador da Ordem de Avis.

Posteriormente foi aclamado Rei da Coroa de Aragão (que incluía o Reino de Aragão, o Condado da Catalunha, de onde foi Vice-rei e o Reino de Valença), como sucessor de Henrique IV de Castela, com a designação de Pedro V de Aragão, Pedro IV da Catalunha, Pedro III de Valência.

Depois de vários reveses militares, D. Pedro acaba por morrer de doença (alguns historiadores afirmam que morreu envenenado) em 1465, na localidade de Granollers, estando sepultado na Catedral de Santa Maria del Mar em Barcelona. O seu mote era Paine pour joie.

Sem comentários: