Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quinta-feira, 14 de março de 2013

Acontecimentos no ano de 1481



  • Bula Aeterni regis de Sisto IV

Em 1481 Sisto IV fez a Bula "Aeterni regis clementi"  pela qual aprovou e confimou as bulas de Nicolau V e Calisto III pelas quais foram concedidas aos Reis de Portugal todas as ilhas e terra firme, assim descobertas como por descobrir desde o Cabo Bojador e Cabo Não por toda a Guiné até à Índia e a jurisdição espiritual delas à Ordem de Cristo.


articulado disposto m Alcáçovas conheceu a legitimação internacional necessárias, bem como a imposição dos interesses e pretensões portugueses a nível europeu, principalmente com o exclusivo da navegação e trato nas "terras da Guiné". Estava aberto e salvaguardado o caminho para o sul e para outras paragens, mas estava também o "mar fechado" (em latim, mare clausum) a quantos o quisessem usurpar.

  • Nascimento de Jorge de Lencastre
 Jorge de Lancastre nasceu em Abrantes foi filho um  bastardo do futuro Rei D.João II  com D. Ana de Mendonça ele viria a ser duque de Coimbra e  Grão-Almirante de Portugal, Mestre da Ordem de Santiago e  6º Administrador da Ordem de Avis.

  • Morte de D.Afonso V

Desiludido e com sintomas de depressão, D. Afonso retira-se para o Convento de Varatojo em Torres-Vedras e abdica para o filho  D.João. Tendo-se retirado da vida política, morre em 1481 aquando da sua chegada a Sintra. A descrição da sua morte é a de que pediu, e lhe deram, um copo de água, e morreu.
Independentemente da veracidade deste apontamento o que é facto é que todos os cronistas que se referem à morte do rei são unânimes em assinalar a tranquilidade com que a morte aconteceu, com a presença do filho, que se deslocara de Beja para estar presente nos últimos momentos de seu pai
Está sepultado no Mosteiro de Santa Maria da Vitória na Batalha. 

Sem comentários: