Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

domingo, 11 de novembro de 2007

Acontecimentos no ano de 1440


(gutenberg)


  • Nova expedição ás canárias sob o comando de D.Fernando de Castro governador da casa do Infante.
  • Fundação por Franciscanos do primeiro convento na ilha da Madeira.
Quando os Franciscanos vieram para a ilha, instalaram-se numa modesta habitação e, depois disso, quando regressaram, instalaram a sua comunidade no antigo hospício de São João. Depois disso, os Franciscanos começaram a procurar um sítio maior, construindo o convento onde hoje se encontra o Jardim Municipal.
  • Maio,08-Carta de doação do infante D.Henrique da capitania-donatário do Machico (Madeira) a Tristão Vaz Teixeira.
O infante D. Henrique doa a Tristão Vaz e seus descendentes a Capitania de Machico (que se estendia desde a Ponta da Oliveira, no Caniço, até à Ponta de S. Lourenço e desta até à Ponta do Tristão, no Porto Moniz). Machico torna-se, assim, a primeira sede de capitania do arquipélago da Madeira.
  • D.Leonor de Aragão retira-se para o Crato recolhendo-se com o apoio do mestre da ordem do Hospital, , onde aguarda uma prometida intervenção das forças de Castela a seu favor, a qual acabou por não se materializar.

  • Abril,05-O regente D.Pedro confia ao seu amigo D.Álvaro Vaz de Almada a alcaidaria de Lisboa.
.Álvaro Vaz de Almada, foi um dos maiores homens do seu tempo. Por mercê de Carlos VII da França, datada de 4 de Agosto de 1445, foi agraciado com o título de 1º conde de Avranches(Abranches em Portugal).

Foi Cavaleiro da Ordem da Jarreteira e Alcaide-Mor de Lisboa. Em 1415, esteve na tomada de Ceuta, onde foi armado Cavaleiro. Foi um dos "doze de Inglaterra". tomou parte na batalha de Azincourt, em 21/10/1415.




Sem comentários: