Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Acontecimentos no ano de 1441(I)

(De Van Eyck "A adoração do Cordeiro místico" (1432) da igreja de são Bavo, em Gand


  • Fevereiro,13-Forças do regente D.Pedro dirigem-se a Lamego para afrontarem o conde de Barcelos.
O conde Barcelos era um dos principais apoiantes da Rainha D.Leonor, tendo organizado um exército que veio a concentrar-se primeiro em Guimarães e depois em Mesão Frio, perto de Lamego, enfrentando o poderío militar de D.Pedro que já se encontrava em Lamego nesta data.

Não chegou a haver batalha atendendo à intermediação do conde de Ourém, filho do conde de Barcelos. Bem pelo contrário foi possível até estabelecer-se um acordo de não agressão e a aceitação por parte do Conde de Barcelos das decisões das Cortes de Lisboa.
  • Gomes Eanes prior-mor de Santa Cruz de Coimbra.
  • Viagem de Nuno Tristão ao Cabo Branco e Antão Gonçalves ao rio do Ouro
Enviados pelo infante D.Henrique com a missão de explorar a costa ocidental da África a sul do Cabo Branco. Integrando um mouro que actuava como intérprete, a expedição liderada por Nuno Tristão ultrapassou aquele Cabo, à altura o ponto mais meridional atingido pelos exploradores europeus, e durante dois anos permaneceu nas águas do noroeste africano, avançando até ao Golfo de Arguim, na actual costa da Mauritânia, onde caçaram 28 escravos, que mais tarde foram desembarcados em Lagos.

Sem comentários: