Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Acontecimentos no ano de 1442

(armas primitivas da Casa de Bragança)


  • Janeiro,25-Cortes de Évora-Confirmação das cortes de 1439 e decisão de confiscação de todos os bens de D. Leonor e proibição de voltar a Portugal.
Foi além disso clarificada nestas Cortes que a defesa desta posição, poderia levar ás últimas consequência de entrar em guerra com Castela.

Decisão que foi comunicada aos embaixadores que então se encontravam na Corte portuguesa.
Foi mesmo decidido enviar uma embaixada à corte castelhana para explicar os inconvenientes do regresso de D.Leonor a Portugal.

Despede-se então D.Leonor de Aragão a Treiste Reina da corte portuguesa para se refugiar em Toledo, como pobre e envergonhada recolhida à caridade de D.Maria Silva.
  • Outubro,18-Ordem de Santiago- Por morte de D.João em Alcácer do Sal, sucede-lhe como governador daquela Ordem e no cargo de Condestável do Reino, o seu filho D.Diogo.
D.João filho de D.João I e D.Filípa de Lencastre era tio do rei D.Afonso V. Foi designado mestre da Ordem de Santiago de Espada em 1418.
Nas Cortes de Leiria de 1438, pronunciou-se a favor da entrega de Ceuta para resgate do infante D. Fernando, seu irmão.
  • Dezembro,30-Casa de Bragança-D.Pedro regente em nome de D.Afonso VI doa a D.Afonso conde de Barcelos a vila de Bragança com o titulo de duque.

D.Afonso filho natural de D.João I e de Inês Pires Esteves, foi o 1º Duque de Bragança, ele que já era conde de Barcelos, inaugurou uma dinastia, que haveria de ser considerada a família mais poderosa de Portugal, cujo 8º duque será mais tarde coroado como rei como D.João IV em 1640, mantendo-se como detentores da coroa durante mais 270 anos.

O património do duque de Bragança foi bastante alargado quando do seu casamento com D. Beatriz Pereira de Alvim, filha de D. Nuno Álvares Pereira e de D. Leonor Alvim


Sem comentários: