Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Primeiras aventuras no desconhecido(1445)

Neste ano aconteceram mais algumas incursões marítimas, algumas ainda um pouco incipientes como a de Dinis Eanes da Grã, Álvaro Gil percorrendo 6 léguas par além de Cabo Verde na hoje designada Petite Côte que é um troço de costa senegalesa situadas a sul de Dakar, entre Península de Cabo Verde e do Sine-Saloum.

Outras de maior dimensão com a frota organizada em Lagos, donde saiu Álvaro Fernandes, sobrinho de João Gonçalves Zarco, que passando Cabo Verde segue até ao cabo dos Mastos ou Vermelho.

João Fernandes, companheiro de Antão Gonçalves na viagem ao Rio do Ouro, deambula pelo interior de África até Tegazza (região dos Tuaregues), durante sete meses é o 1º explorador europeu em África.Saí em demanda do Prestes João. Rei que se julgava existir e ser católico que ajudaria na conquista de Marrocos.

A casa dos Tratos de Arguim (Mauritânia) inicia as suas actividades comerciais em Lagos ao mesmo tempo que se inicia a construção duma feitoria naquele local, que seria o primeiro estabelecimento comercial dos Portugueses na África negra.

4ª expedição comandada por Nuno Tristão vai até ao Rio Grande que corresponde ao Geba ou à Gâmbia.

Outros acontecimentos em Portugal
  • Fevereiro,18-Morte em Toledo de D.Leonor de Aragão, viúva de D.Duarte e mãe do rei D.Afonso V.
O regente D.Pedro consegue trazer para Portugal a jovem infanta D.Joana que se junto em Lisboa a sua irmã Catarina ficando ambas entregues aos cuidados duma ama comum, mas que viriam a ter destinos bem diferentes.

D.Joana viria a casar com Henrique IV de Castela, casamento de que nasceu D. Joana, a Beltraneja, para muitos considerada filha dos amores adulterinos de D. Joana com o nobre D. Beltrán de la Cueva.

D.Catarina, rometida a D. Carlos, príncipe de Navarra, por morte deste recolheu-se ao Convento de Santa Clara.

Foi princesa culta e autora de várias obras de fundo religioso e moral.

Sem comentários: