Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Acontecimento no ano de 1443(II)

  • Junho,03-Falecimento de D.Fernando, o Infante Santo em Fez.
Os últimos 15 meses que viveu, passou-os encerrado numa escura casa contígua à latrina do alcançar, sem ter com quem falasse nem a quem se pudesse queixar.

Sendo conhecida a sua morte, Lazaraque mandou embalsamar o corpo, e para maior desprezo e afronta para com o infeliz prisioneiro, o fez pendurar nu das ameias da muralha junto duma porta da cidade, atado pelas pernas com a cabeça para baixo, ali se celebraram jogos e festas em sinal de triunfo.

Passados 4 dias foi metido num ataúde de madeira, e pendurado por cadeias sobre a mesma muralha, onde esteve muitos anos, até que no tempo de D. Afonso V, seu sobrinho, foi trazido a este. reino, não concordando os cronistas no ano, nem a forma como veio transportado.

Esteve depositado em Lisboa no convento do Salvador, e dali se transferiu para o convento da Batalha com grande pompa, sendo acompanhado pelos prelados e grandes do reino, ficando na capela de D. João, seu pai, num túmulo de pedra, levantado como o do seus irmãos.

Tem um altar particular onde se celebrava missa todos os dias. No retábulo está retratada a sua imagem com os grilhões, e nos vários sucessos de seus trabalhos. 0 infante D. Henrique também o mandou pintar no seu altar pela muita devoção que lhe consagrava. Sobre o seu túmulo está a sua estátua, em pedra.

  • Outubro,22-Concessão ao Infante D.Henrique do monopólio da navegação das terras para além do Bojador.
Carta régia do regente D.Pedro, em nome de D.Afonso V, concedendo ao infante D.Henrique o monopólio da navegação, guerra e comércio das terras para além do cabo do Bojador, bem como a vila de Gouveia e o cabo de S.Vicente e uma légua em seu redor.

Sem comentários: