Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sábado, 23 de maio de 2009

Acontecimento no ano de 1442(II)

  • Eugénio IV-Bula Etsis suscepti concedendo indulgência plenária a todos os que defenderam Ceuta ou participaram na expedições contra os sarracenos
Confirmando as doações de D. Duarte e D. Afonso V, ao Infante D. Henrique e à Ordem de Cristo, da jurisdição espiritual, permitindo ao Infante conservar o poder temporal em seu ducado de Viseu.

Missão expansionista com direito de reter, administrar e legar terras e ilhas do mar Oceano. O reconhecimento pela Santa Sé acompanhava do dever de propiciar o povoamento e aexploração da Madeira, Açores e Cabo Verde (seriam os modelos de colonização do Brasil)

  • 4 de Maio-Estabelecimento de feira anual na vila de Pombal (senhorio de D.Henrique)
Em 4 de Maio de 1442 D.Afonso V deu poder e lugar ao tio, Infante D.Henrique, para mandar fazer na sua vila de Pombal feira franqueada, anual, de 23 de Junho a 8 de Julho, com isenção de meia sisa.

Actualmente a feira anual tem lugar durante as festas do Bodo, em Julho. A feira anual de Abiúl realiza-se no primeiro sábado de Agosto e em Vermoil, Bodo das Castanhas, no último domingo de Outubro.
  • D.Pedro doa a D.Afonso conde de Barcelos a vila de Bragança com o titulo de duque
Graças ao empenho e à diplomacia de D. João Afonso nas negociações do tratado de Alcanises, D. Dinis constituiu-o "conde donatário vitalício da vila de Barcelos". Decorria o ano de 1298, e aquela era a primeira vez que, em Portugal, se atribuía o título de conde com carácter vitalício e funções públicas.

Nascia então em Barcelos o primeiro condado português, depois de se ter tornado vila régia pelas mãos de D. Afonso Henriques e do seu primeiro foral.

Em 1442, D. Afonso - o 8.º conde de Barcelos - por doação de D. Pedro, viu acrescentar-lhe ao título de Conde de Barcelos, o de primeiro Duque de Bragança, aumentando assim os privilégios da vila barcelense.

Sem comentários: