Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quarta-feira, 19 de março de 2008

Casamento de D.Leonor com Frederico III


As primeiras cortes realizadas no período pós regência foram as de Santarém. Um dos motivos que levou à sua convocação foi o lançamento do pedido destinado a custear as despesas de casamento de D.Leonor irmã do rei com o Imperador Frederico III da Alemanha.

D.Leonor era irmã do rei, e o casamento por procuração viria a realizar-se no dia 9 de Agosto deste mesmo ano, mas os grandiosos festejos tiveram lugar em Lisboa entre os dias 13 e 25 de Outubro.

Estiveram presentes embaixadores que representavam os reis de toda a Europa e durante dias e noites realizam-se, banquetes, danças, jogos, cortejos, touradas e matança de touros, cuja carne era distribuída pelo povo, exibição de animais e homens exóticos que haviam sido trazidos de África, torneios, justas, duelos e caçadas, representações teatrais, declamações de discursos de homenagem à princesa.

Este casamento fora negociado no ano anterior pelo barão do Alvito, João Fernandes da Silveira, em Nápoles para concretizar este casamento.

Depois dos festejos partiu uma armada de Lisboa, com destino a Itália, onde se iria efectuar a coroação do casal em 19 de Março de 1452, pelo papa Nicolau V, sendo Frederico III o último imperador ali coroado.


3 comentários:

Anónimo disse...

uhuh

Anónimo disse...

que estranho, aí diz que eram de Santarém, e eu sou de cá e ainda não vi o rei e a rainha :o.

Algém me sabe dizer onde é a morada deles?

Anónimo disse...

uhuh??

Eles estavam a fazer sexo??